Reading time: 24 minutes
O marketing de afiliados é o processo de indicar produtos ou serviços de uma determinada empresa para um público mais amplo em seu próprio site ou outra plataforma e receber uma
comissão por cada compra bem-sucedida. As pessoas que praticam o marketing de afiliados geralmente incluem links especiais em sua plataforma, que levam o usuário a outro site
Afiliado digital é o profissional que ganha dinheiro promovendo produtos de outras pessoas na internet.
Simplificando, ele nada mais é do que alguém que indica mercadorias físicas ou digitais e ganha comissão por cada venda.
E como isso funciona? O afiliado digital geralmente usa um tipo específico de marketing onde ele cria conteúdo na internet sobre o assunto do que deseja promover, atrai o público com esse conteúdo de alto valor, para então vender.
Isso é chamado Marketing de afiliados.
Sabe quando aquele blogueiro ou youtuber que você adora faz uma publicação testando produtos ou indicando serviços que eles aprovaram? Muitos deles estão divulgando a mercadoria no qual se afiliaram.
Provavelmente, você conhece ou segue algum do mundo fitness que fala sobre aplicativos de exercícios; ou um que fala sobre os conteúdos lidos no mês e indica ebooks; ou mesmo aquele professor que dá dicas sobre concursos e recomenda um material completo de apoio. É isso!
O mais interessante é que você não precisa ser famoso ou fazer altos investimentos – podendo até optar por não investir dinheiro – para começar a trabalhar e vender.
Basta fazer parte de um progama de afiliado e investir seu tempo na produção de excelentes conteúdos para gerar tráfego no seu canal.
Claro que existe outra modalidade e forma de empreender nesse mercado, que exige um tempo de dedicação muito menor e um investimento financeiro maior, que pode ser feita através de propagandas pagas.
Por isso, mais para frente, vamos falar sobre os três tipos de afiliado digital (autoridade e árbitro e o renda extra), suas diferenças, seus prós e contras.
No entanto, nesse momento, vamos nos focar na primeira modalidade – afiliado digital autoridade.
O afiliado digital é um afiliado que foca somente em explorar os canais e produtos 100% digitais, desde a criação ao consumo do produto.
Como você já pôde perceber, quem investe nessa área geralmente faz parte de um progama de afiliados e se utiliza do marketing de afiliados para vender.
Por esse motivo é fundamental compreender perfeitamente esses dois conceitos.
O marketing por afiliação funciona de maneira bastante simples para quem pretende promover produtos de terceiros.
No caso, tudo que você vai precisar é cadastrar-se em uma das muitas plataformas que fazem a ponte entre afiliados e comerciantes.
O primeiro passo é fazer o cadastro, submeter o seu site à aprovação e, se tudo estiver OK, começar a vender online.
Toda a operação pode ser gerida por painéis de controle específicos, pelos quais as vendas são controladas, assim como os pagamentos das comissões.
O marketing de afiliados, no seu modelo moderno, é uma relação comercial onde alguém escolhe se associar a uma mercadoria física ou digital de um produtor.
Geralmente através de um programa que intermedeia essa relação. Após isso, divulga nas suas plataformas digitais em troca de uma comissão por cada venda.
Ou seja, o marketing de afiliados é um tipo de marketing com o objetivo ampliar os canais de comunicação entre a marca e o consumidor, que tem como seu maior pilar a parceria.
De um lado o produtor tem ajuda para vender o seu produto, de outro o afiliado digital pode ganhar dinheiro apenas divulgando, sem precisar criar uma mercadoria.
Agora vamos explicar os tipos de afiliados para você entender as características diferentes que cada um possui.
Existem muitos tipos de afiliado, porém, de maneira geral podemos dividi-los em 3 grandes grupos:
O afiliado autoridade está focado na construção de audiência através das redes sociais ou um blog, basicamente um afiliado autoridade é um formador de opinião, que usa o seu conhecimento para recomendar produtos ou serviços.
– Cria conteúdo valioso para audiência;
– Tem presença online em canais estratégicos de nicho;
– É especialista em um nicho específico;
– Desenvolve habilidade para nutrição de lead através de e-mail marketing
– Desenvolve estratégias de SEO;
– Manter frequência na entrega de conteúdo.
O afiliado autoridade é reconhecido. Você não vai precisar de muito dinheiro para começar, pois a base desse negócio é o conhecimento.
Outra vantagem é o tráfego orgânico, que não é necessário pagar por ele.
É um trabalho longo. Para se construir uma autoridade de verdade, leva tempo e o prazo de retorno é maior.
O afiliado árbitro trabalha nos bastidores e prefere ficar no anonimato, sem que as pessoas saibam que é ele quem faz as indicações dos produtos.
O afiliado árbitro utiliza os anúncios e campanhas pagas para atingir seu público alvo — a fim de ser reconhecido por esse nicho.
Ele precisa entender como gerenciar as campanhas, ter conhecimento em investimento, saber utilizar as ferramentas de divulgação, entre outras estratégias digitais.
Esse afiliado não precisa ser especialista no seu nicho de atuação, já que utiliza ferramentas de divulgações rápidas e fáceis.
Características fundamentais de um afiliado árbitro:
-Conhecer ferramentas de gerenciamento de campanhas;
-Ser um bom copywriter;
-Saber analisar muito bem seus números;
-Medir o retorno sobre investimento (ROI);
-Saber segmentar sua audiência;
-Estar sempre antenado ao mercado e atualizações das diversas ferramentas.
O afiliado árbitro obtém resultados mais rápidos e, como mencionei, não precisa investir em apenas um nicho. Por isso, pode escolher diversos produtos que acredite serem promissores.
Quanto mais dinheiro investir, maior será seu alcance e mais vendas poderá realizar.
Poder utilizar diversos canais para anunciar.
Obterá resultados enquanto houver campanhas de divulgação rodando. A partir do momento que ele para de investir, suas vendas também cessam automaticamente.
Deverá investir uma quantia inicial para, então, conseguir um retorno.
Ter conhecimento prévio das estratégias e ferramentas de gerenciamento de campanhas.
Esse tipo de afiliado, como o próprio nome diz, é destinado para quem está procurando uma fonte de renda extra.
O afiliado renda extra utiliza a sua própria base de dados e as conhece muito bem. Dessa forma, ele procura produtos nas plataformas com o objetivo de entregar o que seu público precisa.
O afiliado renda extra, também conhecido como afiliado revendedor é aquele que procura produtos nas plataformas pensando em pessoas próximas a ele e seus problemas específicos. Por exemplo, suponhamos que você conheça alguém que goste de desenhar, você pode comentar com essa pessoa que encontrou um curso de desenho avançado e se lembrou dela.
O afiliado revendedor, como também pode ser chamado, começa gastando muito pouco e passa a utilizar o mercado de infoprodutos.
A Intenção desse tipo de afiliado é começar a conhecer o mercado e realizar as primeiras vendas sem precisar investir nada ou quase nada, usando sua própria base de contatos e oferecendo produtos para pessoas conhecidas.
Em outras palavras, tudo que o afiliado renda extra quer é gastar o mínimo possível, exibindo a propaganda para o máximo de pessoas possível.
Este tipo de afiliado costuma ser o preferido de quem está dando os primeiros passos no mercado de infoprodutos. Geralmente cria estratégias de fazer spam em e-mails, grupos, blogs ou copia vídeos para conseguir tráfego.
O importante para ele é fazer propaganda para milhares de pessoas, gastando pouquíssimo dinheiro, por essa razão, costumam ficar satisfeitos com qualquer valor que entra a mais no final do mês. Normalmente a meta de afiliado renda extra é ganhar de mil a 5 mil por mês.
Principais características:
– A maioria das pessoas que começam no mercado de afiliados escolhe o tipo de afiliado renda extra, para completar as finanças no final do mês.
– Possuem criatividade para criar ou buscar novas maneiras de conseguir tráfego gratuito.
trabalham com estruturas simples e com baixo investimento.– Geralmente os afiliados de renda extra, divulgam diversos produtos digitais de vários nichos pelas redes socais, fazendo comentários em blogs, sites e fóruns e fazendo o uso constante de spams.
Apesar de essas técnicas produzirem centenas de resultados, dificilmente gera uma renda sustentável.– costuma ser usado por pessoas que estão em férias, ou que usam o tempo vago para montarem uma estrutura simples e vender pela internet.
Sabia que você pode desempenhar no mercado de infoprodutos os três tipos de afiliados simultaneamente?
Você se identificou com todos os tipos de afiliados? Não se preocupe, pois na verdade, todos nós desempenhamos um pouco de cada um desses modelos, em algum momento.
Veja com qual tipo você mais se identifica e trabalhe para aflorar suas características principais em prol das suas metas no mercado digital.
Você precisa entender como funcionam as vendas online, quais recursos pode utilizar para divulgar produtos, quem são seus concorrentes e, principalmente, o que está em alta
Acredite: é possível ganhar dinheiro como Afiliado mesmo que você não esteja familiarizado com o mercado digital, desde que você se dedique e queira aprender mais sobre essa área.
Trabalhar como Afiliado é algo que depende muito de você e de sua força de vontade. Afinal, é você que precisa separar um tempo de seu dia para estudar e aprender tudo sobre essa profissão.
O mercado de Afiliados digitais está em constante crescimento, por isso, é fundamental que você esteja atualizado sobre o que acontece no meio e como você pode ter mais sucesso nele, sempre com base em perspectivas que condizem com a sua realidade atual.
Uma boa dica é acompanhar blog de marketing e canais no YouTube que falem sobre o mercado digital.
Além de gratuitos, eles são feitos por pessoas que já conhecem o mercado. Então, as dicas que você encontrará podem te ajudar muito.
Para ganhar dinheiro como Afiliado é preciso muita dedicação, principalmente no início, em que não há tanta experiência, porém é totalmente possível aprender o necessário sobre negócios online desde o começo e gerar bons lucros.
Você estar ciente de que, para ganhar dinheiro como Afiliado, é importante que você tenha habilidade com vendas? Sim isso é fato, você precisa dessa habilidade, sabemos que no início essa habilidade não será tão perfeita, a final de contas você esta iniciando, com um tempo ela se aperfeiçoa.
Como você vai divulgar produtos de outras pessoas, é fundamental que entenda tudo sobre marketing.
Mas não pense que só quem já conhece as estratégias de divulgação pode começar a vender online.
Pode parecer um desafio impossível para quem está começando a jornada de Afiliado, mas a internet é recheada de conteúdos ricos que estão prontos para servirem como material de estudo. Eles serão a base para conquistar suas primeiras vendas.
Há vários cursos de markting digital que ensinam desde técnicas iniciais até as mais avançadas, e você consegue encontrar alguns que são gratuitos. Dessa forma, não há desculpa para não aprender a fazer vendas online.
No universo da Hotmart, por exemplo, você encontra uma diversidade de cursos dos nossos Produtores para aprender novas habilidades de marketing e vendas.
São muitos sites disponível para você ganhar dinheiro com programas de afiliados.
Então, para escolher a adequada, você deve pesquisar a confiabilidade da plataforma, os tipos de produtos disponibilizados, como as vendas são rastreadas, qual é o tipo de comissionamento, valores e quanto tempo demora para receber as comissões.
A Hotmart, por exemplo, é reconhecida como uma das melhores e maiores plataformas do mercado. Trabalha com produtos digitais e nela você encontra mais de 110 mil infoprodutos cadastrados.
A comissão é distribuída através de Hotlinks (links que direcionam para sua conta), fazendo o pagamento ser extremamente seguro. O cadastro é 100% gratuito e cada produto oferece uma comissão diferente, podendo chegar até a 80% do seu valor total.
E ainda é possível vender no Hotmart como Afiliado para qualquer lugar do mundo através da Hotpay (sistema de pagamento da Hotmart) e ver quais produtos estão mais bombando em vendas.
Além da Hotmart existem várias outras no mercado, como: Eduzz, Monetizze, Lomadee, Jivochat, UOL Afiliados, Afilio e Amazon.
Depois de escolher a plataforma, você deve se cadastrar.
A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site da plataforma. No caso da Hotmart, basta acessar www.hotmart.com, clicar em “cadastre-se” e preencher os dados.
Caso você cumpra os requisitos e preencha todos os dados necessários, seu cadastro será aprovado.
Os requisitos são:
Feito isso, você já pode escolher se afiliar ao produto que deseja.
Agora, é hora de se afiliar ao produto que você já escolheu ou de escolher o que deseja. Só que essa não é uma tarefa tão fácil, pois não basta escolher um produto qualquer.
Para realizá-la é necessário levar em conta alguns atributos, como:
Escolher um produto que tenha a ver o nicho dos seus canais ou que você pretende se direcionar. Senão corre o risco de fracassar fortemente na estratégia e não alcançar seus objetivos.
Outro fator a ser considerado é o quanto de demanda tem por aquele produto e quanta concorrência você vai ter. No entanto, de nada adianta ter uma alta demanda se muitas pessoas já estão oferecendo.
Por último, o valor do produto e da comissão. Tanto produtos com comissões baixas, quanto com comissões altas podem ser vantajosos. Por exemplo, se a comissão de um produto é baixa, mas ele já tem uma reputação no mercado, pode render bem.
No entanto, se tiver um bom valor agregado, mesmo se for caro, pode ser um sucesso de vendas na mão de alguém que trabalha bem sua influência e relevância.
Outro passo importante é escolher o canal que você quer divulgar o produto no qual se afilou. Se você já tiver uma plataforma (youtube, blog, rede social), no qual já tenha um público e já tenha conquistado alguma relevância em um nicho, é mais fácil. É só divulgar o produto adequado para ele.
Caso não tenha e esteja começando do zero. Não se desespere, é simples também. Você só vai precisar escolher o canal certo e mais adequado para você e para o seu perfil.
Uma dica importante é não tentar fazer em todos ao mesmo tempo (blog, youtube, rede social, e-mail), foque seu esforços em um e se fortaleça nele. Só depois de ter uma consistência no primeiro, pense em expandir para outros.
Assim, se você gosta de falar, se comunica bem ou edita bem, pense em apostar no Youtube. O YouTube é considerado pelos afiliados uma das plataformas que mais dão resultados.
Caso você escreva bem sobre um assunto específico, o blog é uma boa opção.
A melhor abordagem é montar a estrutura completa, como ensino no Fórmula Negócio Online Se você tem muitos contatos e acha que pode crescer nas Redes Sociais a ponto e ter resultados, crie conteúdos para elas (abuse dos variados formatos: vídeos, memes, Gifs, posts, stories).
O único perigo da rede social é que ela não é um domínio próprio. Por isso, suas estratégias para atrair organicamente ficam limitadas.
Por fim, é o momento de você gerar resultados.
Para isso você precisa entender exatamente quais são as ferramentas e estratégias que podem transformar o seu canal em um sucesso e fazer você ter milhares de vendas.
E a resposta para isso é Marketing Digital!
Para aprender, você pode fazer mini cursos isolados (de cada um das ferramentas que você vai usar) ou um curso completo com todas.
É isso que vai te fazer ranquear melhor, atrair mais gente, se tornar relevante, ser visto e vender.
O segredo para ter sucesso como afiliado é usar o marketing digital para ganhar dinheiro, dominando estratégias e aplicando-as de forma consistente diariamente.
Uma vantagem maravilhosa de trabalhar como afiliado digital é que você pode trabalhar em casa ou de onde você quiser, sem precisar estar preso a um escritório ou localização específica.
Basta um computador e conexão com a internet, assim você consegue trabalhar pela internet.
Ou seja, você pode trabalhar em casa, em um café, na casa de um amigo, na faculdade, em um parque, na praia, em um coworking, em uma biblioteca ou até enquanto se locomove (desde que não esteja dirigindo, é claro).
Outra coisa é que, por esse motivo, você não precisa adiar compromissos ou viagens por causa do seu trabalho.
Inclusive você pode trabalhar viajando pelo mundo e não ter uma morada fixa, se esse é o seu sonho. Desde que dedique algum tempo ao seu trabalho.
Mais um benefício de se trabalhar de onde quiser é não precisar se preocupar com imprevistos físicos ou logísticos pessoais ou da cidade.
Como por exemplo determinações de segurança, trânsito, enchentes, situações de calamidade pública, problemas locais, ou mesmo, pandemias.
Na maior parte dos empregos, você tem um horário pré-determinado para cumprir, um turno e uma rotina específica.
Como afiliado digital você tem a liberdade para fazer seu horário e organizar sua agenda da forma que preferir.
Você pode trabalhar 1h, 2h ou 12h por dia. É você que determina quantas horas são necessárias e como organizar esse tempo para alcançar o seu objetivo.
Além da liberdade para escolher quais dias da semana quer dedicar
Muitos afiliados digitais escolhem trabalhar definindo uma meta diária, por exemplo. Assim, se essa meta for cumprida em 1h, pode aproveitar o resto do dia livre.
Mas se preferir fazer de forma mais lenta, tranquila, com várias pausas para cafezinhos ou outros mimos, pode passar toda a tarde trabalhando no próprio tempo.
Outra coisa importante é o turno, que fica a critério da pessoa. Existem pessoas mais diurnas, mais noturnas e até aquelas que rendem absurdamente nas madrugadas.
Como a internet não fecha e tem funcionamento 24h, isso acaba sendo escolha realmente pessoal.
Assim como a escolha dos dias, você pode trabalhar nos dias úteis comerciais como o convencional, mas também pode escolher trabalhar nos fins de semana – pois prefere pegar a praia mais vazia as terças.
Pode trabalhar “dia sim dia não” ou três dias direto e folgar três. Ou mesmo, pagar um dia que acordou com preguiça, em outro que não trabalharia.
Isso também é uma vantagem incrível para quem trabalha com outras coisas e em paralelo como afiliado digital, pois com essa flexibilidade é possível trabalhar como afiliado digital no seu tempo livre e continuar no seu emprego “convencional”.
Para começar como afiliado digital você não precisa investir inicialmente nada. Você se cadastra gratuitamente e só necessita de um computador ou celular com internet para começar a criar o seu negócio.
Você pode promover os produtos que escolheu através de um canal (blog, site, youtube…), se tiver um, criando conteúdos sobre o assunto e o universo em torno do nicho de mercacdo do produto.
Ou recomendar para amigos e contatos nas redes sociais.
Claro que você vai precisar investir mais tempo se não tiver um canal ou rede social com público consolidado.
Terá a necessidade de criar uma plataforma com conteúdos atrativos e que gerem valor, para conquistar o público. Isso vai demandar um tempo e dedicação.
Uma forma de encurtar esse tempo e saber como fazer isso de forma certeira e muito eficaz, sem precisar ficar batendo muito cabeça, é investindo em conhecimento e formação.
Esse não é um investimento no mercado em si, mas em você.
Faz muita diferença aprender como fazer essa divulgação e quais são as estratégias de vendas. As opções de como se preparar são diversas e, muitas vezes, com um preço bem acessível.
Você pode buscar conteúdos sobre dúvidas pontuais na internet, se já tiver alguma noção de marketing de conteúdo, Inbound e ferramentas para blogs, sites, canais e redes sociais.
Ou mesmo, pode achar cursos completos que podem te alavancar se estiver começando do zero, o treinamento do Alex Vargas é exatamente sobre isso, veja aqui Como já dito, você não necessita pagar nada para começar. Mas é claro que, se preferir, pode pensar em fazer algum tipo de propaganda.
Pois investir em anúncios pagos vai dar um impulso, caso ainda não tenha conteúdo para gerar tráfego orgânico.
Tudo isso você pode ir adequando com o tempo. Depois de conseguir os primeiros ganhos, é aconselhável começar a investir aos poucos, pois isso traz retorno financeiro.
Primeiro em formação, depois em ferramentas para alavancar o seu negócio e, por último, em anúncios pontuais e inteligentes.
Lembrando sempre que o pilar do seu negócio é o seu conteúdo, a criação de valor e confiança com seu público.
Não é necessário esperar para começar, já que você não precisa de um aval, passar em nada ou investir dinheiro, pode começar assim que desejar. Bastando apenas se cadastrar na plataforma
Outro ponto importante, que pode ser uma grande vantagem, é que você não precisa criar uma logística. Não sendo necessário ter estoque, espaço para os produtos ou para produção.
E já que esse é um mercado que trabalha principalmente com produtos digitais, não carece gastar tempo embalando produtos, despachando ou indo ao correio, todo o processo é feito automaticamente pela plataforma que o produto está hospedado.
Como afiliado digital e trabalhando pela internet, você não terá mais limites em relação a sua expansão e seu público. A internet conecta tudo e encurta todas as distâncias, isso é ótimo para quem quer se comunicar e vender.
Todas as pessoas com internet e interessadas no seu nicho, são seus clientes em potencial. Basta você desenvolver estratégias para se comunicar com eles e atrair.
Não se trata mais só de pessoas ao seu redor ou do seu bairro, mas do mundo inteiro. No ambiente virtual não há barreiras geográficas, uma pessoa em Portugal pode estar te ouvindo ou lendo, comprar pelo seu link e te gerar comissão.
Você sente isso quando faz a primeira venda em dólar ou em euro.
A partir do momento que você solidifica seus canais, cativa sua audiência e cria conteúdo que gera valor – que ajuda, que tira a dúvida, que comunica com seu público-alvo, mesmo quando você não está trabalhando, seus canais continuam trabalhando para você.
Seu site continua sendo acessado, seu tráfego continua a crescer e, naturalmente, a venda acontece. Você pode estar em um restaurante, em uma aula, dormindo, em um passeio e, mesmo assim, ter vendas entrando.
É um mercado altamente escalável. E o que é isso? Quer dizer que tem um aumento do volume nas atividades de produção ou vendas, sem a ampliação dos custos do negócio.
Ou seja, um empreendimento com escalabilidade aumenta o faturamento sem precisar elevar proporcionalmente os custos, por esse motivo possui um alto potencial de expansão.
Você vende 1 produto ou 100 com o mesmo trabalho, que basicamente é gerar conteúdo, fazer divulgação, manter o contato e gerenciar o relacionamento.
A partir disso, pode ampliar para outros nichos, blogs e sites. Você pode diversificar, aumentando os nichos de atuação ou os modelos de negócio.
Fazer parte do mercado de afiliados é algo extremamente empolgante. Obter uma grana extra pela internet em pouquíssimo tempo de trabalho é uma das razões que mais cativam os afiliados, sobretudo os que estão se aventurando por essa área agora.
E essa aventura tem tudo para dá certo! Pois, quem consegue alinhar de forma inteligente seus objetivos ao tipo correto de afiliação para o seu público e produto digital, só tem a faturar.
Quem fatura com o mercado de afiliados uma vez, não quer mais largar essa prática. Pois a vontade vencer todo dia, e lucrar cada vez mais, acaba inspirando essas a pessoas a continuarem investindo em si mesmas, e assim mudarem suas realidades.
Pois, se no início às pessoas entram no mercado de afiliados para complementar a renda, mais para frente e com uma maior segurança, passam a almejar também o empreendedorismo digital.
Muita gente, quando vai empreender, encontra muitos obstáculos por falta de informação e despreparo. Isso faz com que batam muitas vezes a cabeça antes de acertar, o que pode ser bem desgastante. Então, para facilitar esse processo para você, preparamos esse artigo com todo cuidado.
Aqui, você aprendeu o que é um afiliado digital, como se tornar um, como ter sucesso nesse mercado, as melhores estratégias para conseguir vender os produtos que você é afiliado digital.
Leia e releia o artigo quantas vezes precisar. E no treinamento do Alex Vargas Fórmula Negócio Online você tem acesso a todas estas estratégias detalhadas!
Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.
Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.